Uma pandorga. Uma simples pandorga.

Talvez eu aprenda a fazer uma pandorga.

Talvez eu aprenda com uma criança a fazer uma pandorga.

Talvez a gente desenhe e pinte na pandorga o que só ela e os passarinhos vêem lá de cima, lá do céu.

Talvez a gente escreva um pedido ou um desejo, uma esperança, miudinha que seja, guardada quietinha bem ali, na pandorga. E quando a gente empiná-la, o vento talvez leve letra por letra, pinguinho por pinguinho do sentimento assim avoado. Talvez o Universo ou o Pai dele aconchegue gentil, ouça com delicadeza o cochicho da gente.

Talvez minha amiga criança seja arteira e goste de aprontar por aí, criar formas novas, só pra contrariar ou divertir. Talvez a pandorga se transforme todo dia, meio desassossegada, convidando a gente pra olhar diferente, enquanto ela brinca com os raios do Sol. Talvez um dia a criança pegue um raiozinho, unzinho só, pra fazer de linha, e gire a pandorga, e gire e gire na sua forma encantada, desenhando janelas e criando portais.

Talvez, quem sabe, o mundo vire do avesso se eu me der de aprender a fazer uma pandorga. E os pensamentos, avoando junto, levem eu mais a criança lá pra riba, e a gente goste tanto que fique por lá, vento levando, vista alargando de ver tanta paisagem bonita e a feiura das gentes, tudo num quadro colorido, dançado no olhar. Talvez tanto colorido, valseando assim no ar, seja a pandorga mais maior de todas, que o fiozinho delicado prende bem aqui, no coração da gente.

Mas daí, um volteio brincado na surpresa, um soprinho de vento gelado faz brotar uma tristeza. Olho mareja um mar de saudade e os pingos escorridos dão de desaguar a gente no perfume da terra molhada. Tristeza, não! É a pandorga viajando a gente, pra pisar macio, com faceirice no peito, fazer seriedades arteiras até a hora de dormir. Porque, a bem da verdade, do jeito que for, pandorga é pandorga e tudo mais é alma parideira, é criação.

Maristela Rohenkohl

Dezembro, 2017.

Imagem: Kite Girl, by Claire Keay.

2 comentários sobre “Uma Pandorga

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s